Padrões inconscientes

Há muito tempo me deparei com um sério problema ao evitar rotinas.


Alguns amigos dizem que não ter rotina também é uma rotina, eu discordo desse pensamento.

O fato é que passei por uma experiência recente que só agora me dei conta da importância simbólica e de como um comportamento simples do dia-a-dia pode nos ensinar bastante sobre os nossos padrões inconscientes.

Veja você, caro leitor, me deparei com um desses padrões comprando shampoo!

Irei resumir o que aconteceu e quais reflexões emergiram ao desejar deixar meu cabelo limpo.

Estava em uma loja de produtos para cabelos procurando um determinado creme para minha esposa e filha, lembrei que meu shampoo iria acabar e eu poderia me precaver comprando um dos produtos ali expostos. Esse raciocínio já foi raro, pois normalmente compro shampoo depois de dois ou três dias que aperto o frasco e percebo que já acabou. Veja que ironia, buscando quebrar um padrão me deparei com outro.

Então a vendedora muito solícita e gentil me instruiu a usar um determinado shampoo, acatei a sugestão, adquiri o produto e ao chegar em casa já o testei. Fiquei surpreso! Adorei o cheiro, a forma que o cabelo ficou, a consistência, a cor. Foi uma boa compra! Até me arrependi um pouco de não ter comprado o frasco com uma maior quantidade.

Quando o shampoo acabou sai de casa determinado a comprar o mesmo, da mesma marca, de preferência com uma quantidade maior. Chegando na mesma loja fui em busca da prateleira e ele não estava mais lá! Decidido a esperar até sua chegada fiquei impactado por saber que poderia ficar uma ou duas semanas sem shampoo e não era certeza chegar o recipiente maior. 

Nesse ponto, uma outra vendedora, também muito atenciosa e solícita, me indicou um outro shampoo com características semelhantes e de uma outra marca que eu já conhecia, mas nunca havia usado. Resolvi adquirir e testar. Chegando em casa constatei que fiz uma escolha melhor do que a primeira, o shampoo era mais cheiroso, meu cabelo ficou muito melhor. 

Só então percebi... Querendo quebrar o padrão inconsciente e antecipar a compra de um produto necessário, cai em outro padrão de nunca permanecer com a mesma coisa por um longo tempo.

Deixo essas reflexões para ajudar a você, leitor deste texto a iluminar que padrões inconscientes te rege. É muito comum respondermos a esses padrões e culparmos o mundo externo: a economia, o outro, os amigos, a crise... enfim. 

Busquemos em nosso íntimo as reais respostas para as nossas indagações!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Garota Dinamarquesa

Pequenas Felicidades - Resumo de Sorrisos

Sucesso! Por Adamo Brasil