Convite para uma aula prática (e gratuita) sobre psicanálise!

Vamos para uma aula prática de psicanálise?

Você pode ir fisicamente ou somente imaginar que está chegando lá. É bem perto da sua casa. Saia às ruas, vista uma roupa qualquer, se for de dia use óculos escuro ou até mesmo filtro solar, se for a noite aproveite a brisa suave e a luz da lua.

Chegando lá perceba o que acontece quando se reprime uma energia instintiva.

É bem simples na verdade, vamos fazer um comparativo. Antes a sociedade via com bons olhos os homens que tinham várias mulheres, suas esposas passavam suas roupas para que eles saíssem com suas amantes, alguns até mantinham várias famílias.

Isso era comum (pra não dizer que ainda é, em algumas regiões).

Em alguns países, como no Brasil é o princípio da monogamia que está instituído legalmente através do direito da família. Impedindo que um ser humano case duas vezes legalmente sem antes ter desfeito o primeiro laço. Nesse caso não houve tanta repressão das famílias que viviam nessa situação, era só esperar um dos membros envolvidos nos relacionamentos virem a óbito para resolverem as situações. Suas emoções foram pouco afetadas.

Porém disseram aos senhores de engenho que eles não podiam mais ter escravos, disseram aos jovens que achavam que seus pais poderiam comprar tudo que eles precisavam estudar ao lado de pessoas que não eram seus vizinhos nem andavam em carros do ano, disseram aos heterossexuais preconceitusos que eles deveriam respeitar outros seres humanos, e disseram que se eles não fizessem isso eles teriam que pagar indenização àqueles que se sentiram feridos e até mesmo poderiam ser presos a depender da gravidade. Então eles reprimiram sua fala, sua raiva, seu ódio. Mas não quer dizer que mudaram, não quer dizer que refletiram, não quer dizer que evoluíram, não quer dizer que emocionalmente se sentiram fortes ao ponto de enxergarem que esse era o melhor caminho, não! Eles reprimiram isso, e o que acontece com algo que é guardado por obrigação? Uma hora vem a tona, uma hora explode!

Passo dois para a aula prática de psicanálise: encontre uma pessoa que faz um sinal de arma com a mão e pergunte o que ele sente com relação à essa ideia de aceitar os outros como são! Então você vai ver que é simples, a repressão só precisa de uma fresta para surgir, as vezes adoece a pessoa, as vezes adoece a sociedade ferindo àqueles que estão em volta dos que reprimiram sua raiva.

Passo três para entender um pouco mais de psicanálise: olhe nos olhos essa mesma pessoa que diz que quer mudar o Brasil com um ser mítico. Veja que talvez não tenha tanta necessidade material, mas observe a carência que essa pessoa tem no que diz respeito à compreensão do outro, geralmente falam de um Deus que não conhecem, que foram obrigados a acreditarem, geralmente não compreendem de filosofia, pois é difícil refletir com a alma viva quando só se tem a alma ferida, geralmente querem a economia de volta mas não sabem com o que seus cônjuges gastam no dia-a-dia, tipicamente buscam melhorar a educação, mas não apresentam muita educação na frente dos seus filhos quando se exaltam e fazem gestos de violência querendo matar outros seres humanos.

Último passo para sua aula prática: procure outros exemplos práticos, na eleição de um homem branco de cabelos dourados em uma nação ali no norte do mesmo continente, ou de um senhor austríaco que orientou a raiva de centenas de pessoas por ser perspicaz o suficiente para entender um pouco sobre a natureza humana.

Tenho investido anos da minha vida para entender as emoções humanas e confesso que alguns fatos ainda me surpreendem, eu entendo os seus mecanismos, mas ainda me choca.

Torço para que possamos juntos refletir sobre tudo isso e amadurecer como seres humanos, no mais devo dizer que tudo isso que tenho escrito serve mais como um desabafo, um diário, do que um diálogo, graças a escolhas saudáveis ainda converso com pessoas, em um mesmo ambiente, olhando no olho, não apenas por uma tela de celular. É fácil me encontrar... é bem fácil na verdade... e repito, isso é um outro nível de discussão, coincidentemente estamos em período eleitoral, coincidentemente há um discurso de ódio sendo pregado, felizmente sou contra essa forma de tratar o outro desde quando nasci.

Forte abraço e nos falamos pessoalmente!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Garota Dinamarquesa

Pequenas Felicidades - Resumo de Sorrisos

Sucesso! Por Adamo Brasil