Sonoridade psicanalítica


Revelação (Fagner)

Um dia vestido
De saudade viva
Faz ressuscitar
Casas mal vividas
Camas repartidas
Faz se revelar

Quando a gente tenta
De toda maneira
Dele se guardar
Sentimento ilhado
Morto, amordaçado
Volta a incomodar

     Assim são os nossos sintomas neuróticos, vez ou outra somos revisitados por aquilo que não fomos (que gostaríamos de ter sido), os fatos que poderiam ser diferentes em nossa branda visão de nossa própria história.

     Incomodados vamos tentando nos defender da tristeza, da rejeição e do desprazer, mas sempre volta a incomodar! Aquele sentimento que julgamos que estivesse morto, separado de nós, sequestrado em nossas entranhas, amordaçado para não nos falar aquilo que nos faz sofrer.

Mas ele sempre volta, se revela e nos revela bastante aos nossos olhos e aos alheios.

Le bateau-atelier
O Estúdio de Barco*

“Tudo o que nos irrita nos outros 
pode nos levar a uma compreensão 
sobre nós mesmos.” 
Carl Gustav Jung

     No final de tudo é sempre uma relação de como absorvemos o mundo, como nos percebemos nas situações do dia a dia. Como reagimos? Quem somos verdadeiramente? Onde estamos? E nossas vontades e desejos, como se relacionam?

     Essa é forma de pensar e cuidar uns dos outros, olhando primeiramente para nós, que continuemos sendo monstros de nós mesmos, que continuemos compensando as nossas dificuldades e nos defendendo, mas sempre com a certeza de que nos encaramos face a face e nos aceitamos exatamente como somos.


*Claude Monet foi um pintor visionário cuja busca de entender e capturar a cor, a luz, a emoção eo mundo natural era implacável. O Estúdio de Barco (Le bateau-atelier) é uma reprodução fiel da pintura de Monet óleo original intitulado simplesmente Boat House criado em 1876. O original faz parte da coleção permanente de propriedade da Fundação Barnes, Merion, PA e é uma das estampas mais populares adquiridos pelos visitantes para a galeria.
Por volta de 1872 até 1878 Monet viveu na cidade de Argenteuil vela situado a apenas 15 km do centro de Paris ao longo do Rio Sena. Monet iria usar seu barco estúdio, a fim de examinar os efeitos da luz sobre o rio e assim capturar cores de uma maneira que nenhum artista tinha antes. Monet nunca misturou cinza ou preto em suas cores para criar contraste. Em vez disso, pinceladas de cor pura foram colocadas lado a lado para criar o contraste.
Durante os oito anos que Monet viveu em Argenteuil, ele produziu 170 obras de arte: cada um deles dedicado ao desenvolvimento do estilo impressionista. The Boat House está entre as primeiras obras de Claude Monet na arte impressionista e um dos seus quadros mais reconhecidos.


Comentários

  1. Monet, foi um presente...Fagner uma viajem de volta ao que não vivi, ao que não fui. Mas que queria te vivido e sido.Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Garota Dinamarquesa

Pequenas Felicidades - Resumo de Sorrisos

Sucesso! Por Adamo Brasil