As palavras e seu poder

                                       

     


Geralmente não temos ideia do poder e do efeito que as palavras exercem em nossas vidas, também desconhecemos o que acontece aos outros quando as pronunciamos. Quando uma pessoa diz a outra: você é incrível, inteligente, forte, talentoso, a receptora provavelmente sentirá alegria, promovendo uma sensação de bem-estar, além de elevar sua autoestima.

Mas, se ao contrário, esta mesma pessoa faz uma crítica ou uma observação desagradável a outra pessoa, provavelmente a ouvinte ficará desconfortável, triste ou até mesmo enraivada.

Em ambos ou casos haverá uma reação fisiológica, uma produção hormonal que dependerá da sensação e sentimentos sentidos no momento. Ao sentir raiva, ocorrerá a liberação do hormônio da adrenalina, a princípio será inevitável e, os efeitos deste no organismo provocarão estresse e até doenças caso essas emoções não sejam bem trabalhadas. Já quando sorrimos e estamos em estado de alegria e felicidade ou quando estamos bem interiormente, produzimos o hormônio da Endorfina. A endorfina tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar e conforto. Acredita-se que as Endorfinas controlam a reação do corpo à tensão, regulando algumas funções do sistema nervoso autônomo como as contrações da parede intestinal. Portanto, alegria e raiva podem ser provocadas apenas pelas palavras. É um sinal inequívoco de seu poder.

De forma geral, somos muito descuidados com o uso das palavras. Entretanto, a maioria das coisas que obtemos, como um desafeto, uma amizade, uma demissão, uma promoção, um bom emprego etc., são resultados de nossas palavras. Uma palavra otimista, positiva, confiante, generosa, compreensiva e amorosa pode mudar completamente a tendência de um ambiente tenso e depressivo. 

Podemos reverter radicalmente uma situação através das palavras que emitimos. Vivemos num mundo barulhento, onde as pessoas, de forma geral, deixam jorrar as palavras ao sabor de suas emoções sem terem o menor controle sobre elas. Vão soltando-as sem se darem o trabalho de avaliar o efeito que causarão.

Há pessoas que se orgulham de não ter “papas na língua”. Confundem sinceridade com grosseria. Vivem ferindo as pessoas e não estão nem aí para aquilo que provocam. Contudo, não conseguem compreender porque encontram tantas resistências, tantas provocações e tantos dissabores.
Guerras já foram deflagradas por conta de palavras, porém a humanidade segue não percebendo o poder, tanto de destruição, como de união, que existe no seu uso. Com palavras de amor e compreensão, um ser humano excepcional foi capaz de revolucionar o mundo. Jesus não utilizou outra coisa para transformar a humanidade senão palavras que, até hoje, continuam vivas e atuais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Garota Dinamarquesa

Pequenas Felicidades - Resumo de Sorrisos

Sucesso! Por Adamo Brasil