Medo: Amigo ou Inimigo?


Medo: Amigo ou Inimigo?


Medo do desconhecido, medo de falar, medo de contrariar, medo de calar, medo de amar, medo de olhar, medo de magoar, medo de experimentar, medo do velho, medo do novo...quando falamos em medo, cada pessoa pensa logo em qual ou quais são os seus. Há quem diga que não tem medo de nada, mas talvez no fundo seu maior medo seja de si mesmo. Se pararmos para refletir um pouco, por incrível que pareça, o medo tanto pode ser amigo quanto inimigo do homem.

Será mesmo que sentir medo é tão ruim assim?

Por um lado, ele acaba sendo nosso amigo quando, por exemplo, diante dos perigos reais da existência, a primeira reação seja senti-lo, pois em seu aspecto normal, saudável, ele nos preserva dos perigos, nos alerta para as ameaças e, diante deste sentimento, pode-se agir ou fugir. Dependendo do contexto, tanto um quanto o outro pode ser positivo, tudo depende dos limites de cada ser.

Na minha opinião, sentir medo pode ser bom, pois se o homem não tivesse medo, da morte, de falir, de ir preso, de animais venenosos ou de tantas outras coisas, ele agiria de forma imprudente e irresponsável, cometendo por vezes, ações pelas quais depois poderia se arrepender, o medo, portanto, faz o homem agir com cautela em inúmeras situações e momentos da sua vida.

Por outro lado, esse mesmo medo que nos faz agir cautelosamente, nos faz muitas vezes estacionar na vida, pois se pararmos para pensar sobre o lado negativo do medo, chegaremos à conclusão que ele é apenas uma ilusão, obstáculos criados na nossa própria mente, que nos faz acreditar que não somos capazes de algo, ou que somos inferiores a alguém, ou seja ele nos apequena a tal ponto que diante dele nos sentimos recuados, enjaulados, acorrentados, achando que é impossível darmos qualquer passo em direção aos nossos sonhos e se tornando o nosso pior inimigo.

Temos medo do passado, quando lembramos que mesmo tendo feito coisas boas, cometemos muitos erros, que por vezes ficam nos rondando como fantasmas e nos faz esquecer do presente. Também temos medo do presente, quando ele rouba nossos sonhos, destrói nossas esperanças e nos impede de viver. No entanto, do que temos mais medo é do futuro, pois sua incerteza com relação ao que virá acontecer na nossa vida acaba nos gerando sentimentos paralisantes e estados de ansiedade.
E você, do que tem medo?

Quais são seus medos? Medo de amar e não ser amado? De avião? De dirigir? Medo de ter medo? De passar pela vida sem ter vivido tudo aquilo que queria? Da morte, por não saber ao certo para onde ela vai te levar?

É o medo que move o mundo, quando vencido move para frente, quando vence, move para trás.

Quais são seus medos? Ou melhor, quais são as suas amarras, que estão te impedindo de realizar seus maiores sonhos, aqueles tão íntimos, que muitas vezes nem mesmo você lembra que estão aí?

Talvez, quando finalmente quebrarmos as nossas algemas e tirarmos da nossa face o véu da ilusão que nos impede de vivermos a vida que queremos, da forma que queremos, quando tivermos a coragem de ser imperfeitos, de ser quem somos, nós possamos gritar do fundo da nossa alma o trecho de uma canção que diz: EI MEDO, EU NÃO TE ESCUTO MAIS, VOCÊ NÃO ME LEVA A NADA. E só aí, descobriremos finalmente que É POR DETRÁS DAS PORTAS DO MEDO QUE DEUS ESCONDE AS MELHORES COISAS.

Comentários

  1. Que texto lindo...Adorei! Meu maior desafio é superar a minha ansiedade.
    Ei medo, eu não te escuto mais, você não me leva a nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado Herllândya! Acredito que esse desafio possa ser trabalhado aos poucos, quando passamos a perceber os nossos medos apenas como limitações das nossas mentes e que somos capazes de superar cada um deles quando acreditamos nisso!Um forte abraço !🌹🌹🌹

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Garota Dinamarquesa

Pequenas Felicidades - Resumo de Sorrisos

Sucesso! Por Adamo Brasil