Desafios dos relacionamentos interpessoais - Por Adriana Tavares

Ao me deparar com o tema proposto para o texto, fiquei em dúvidas se eu realmente saberia do que se trata, porque falar daquilo que conheço minimamente tem sido por si só um desafio, mas discursar sobre algo que desconheço é ainda mais complexo e ao meu ponto de vista uma tarefa inútil.
Busquei referências para adentrar no mundo esmiuçado das relações interpessoais, e os conceitos esbarram exatamente no que as palavras remetem: relações entre pessoas.
Até aí ok, pensei, sou uma pessoa e me relaciono minimamente bem com outras pessoas; e porventura quando me percebo enjaulada em divergências, diferenças, conflitos, preconceitos (sim também os possuo), e todas as narrativas de caráter negativo nessas relações, crio o conceito de desafios.
Porém como seres egoístas que somos sempre atribuímos esses desafios aos outros, visto nossa triste incapacidade de assumir as faltas e falhas. E esse déficit de habilidade em carregar o que é nosso; seja bom ou ruim, chamamos de desafios da relação intrapessoal.
Saímos então do âmbito das outras pessoas para nós mesmos. As relações interpessoais dão espaço às relações intrapessoais; que envolvem apenas e tão somente o nosso maravilhoso umbigo. Seria como duas ou mais partes minhas mantendo relações, se amando, odiando, desejando e se excluindo vez ou outra. Numa simbiose, que; se malcuidada pode facilmente transformar-se num parasitismo.
E como perceber o que o relacionamento comigo mesma traz de real incomoda em quase 90% das vezes, e escolho vivenciar apenas a vertente dos relacionamentos interpessoais, onde o outro passa a ser sempre o motivo e foco de quaisquer deficiências minhas.
Falar de desafios do relacionamento interpessoal remete à origem desses desafios, e eles; por diversas vezes encontram-se no cerne da incompatibilidade de relação que possuo comigo mesma, com minhas emoções e com tudo aquilo do qual acredito e pertenço; na intrapessoalidade.
Compreender que "nunca foi o outro" é o primeiro e grande passo rumo à relação saudável com o mundo inexplorado e vasto que permeia nosso ser.
Ainda que para alguns, SER esteja apenas encaixotado como verbete categorizado de verbo, e para outros seja a extensão de HUMANO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Garota Dinamarquesa

Pequenas Felicidades - Resumo de Sorrisos

Sucesso! Por Adamo Brasil