"Conhece-te a ti mesmo" Por Malcolm Chandler


"Conhece-te a ti mesmo" essa frase está inscrita na entrada do templo de Delfos na antiga Grécia, o que comprova que a busca pelo autoconhecimento é algo milenar. Esta frase também indica que o primeiro passo para o verdadeiro conhecimento é conhecermos quem realmente somos. Se queremos entender o mundo à nossa volta, devemos primeiramente conhecer quem nós somos. O autoconhecimento é um processo longo, uma busca que não tem fim e que a cada dia podemos aprender mais e mais sobre nós mesmos.
Segundo Platão, Sócrates esteve presente no Templo de Apolo em Delfos, onde o oráculo afirmou que Sócrates era o homem mais sábio que existia. No entanto, a resposta de Sócrates foi aquela que é provavelmente a sua frase mais conhecida: "Só sei que nada sei". E foi tomando a inscrição da entrada do templo de Delfos como inspiração que ele construiu sua filosofia: Conhece-te a ti mesmo.
Sócrates foi um grande defensor do autoconhecimento, e durante a sua vida dedicou muito tempo para buscar entender a sua própria natureza. E é nesse ato de conhecimento, que somos capazes de promover nossa autotranscendência. Conhecer a mim mesmo para saber como modificar minha relação para comigo, com os outros e com o mundo.


Hoje estou nessa busca interminável que é o autoconhecimento e descobri algumas coisas. Sei que às vezes sou muitas coisas, às vezes não sou nada, sou forte e também vulnerável, sou sábio, esperto, mas também sou ignorante, inocente, às vezes sério, outras vezes descontraído, sou muitas coisas, tenho muitos defeitos e qualidades, mas sei que o mais importante é saber que sou tudo isso e muito, muito mais. Somos a união de várias coisas, crenças, valores, identidades, apegos, tudo isso nos constrói, nos molda, nos define e, é dessa forma que podemos talvez saber um pouco mais sobre quem realmente somos. É assim que me vejo, me reconheço. E você?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Garota Dinamarquesa

Pequenas Felicidades - Resumo de Sorrisos

Sucesso! Por Adamo Brasil