Quem eu sou? Por Adamo Brasil


O processo de identidade é algo que passa por um reconhecimento de como funcionamos.

Muitas pessoas associam a ideia de fazerem um esforço para serem aquilo que gostariam.
Miram-se em outros sujeitos querendo repetir seus passos, sua profissão e sua família.
Normalmente esse esforço é mal sucedido.

Eu acredito que para responder quem eu sou tenho que me observar, e entender que mesmo que existam pensamentos e comportamentos que desejo mudar, ainda assim eles fazem parte de mim, e mesmo que eu os mude eles já estiveram em minha identidade. É importante reconhecer!

Um dos pontos de maior sofrimento da nossa existência é quando emprestamos um comportamento ou uma forma de pensar à nossa identidade e imaginamos que somos aquilo. Quando achamos que somos uma pessoa organizada pelo simples fato dos objetos na nossa casa estarem no devido lugar, por exemplo. E algumas vezes as emoções estão todas bagunçadas e projetamos nos móveis a ideia de organizá-los, para ter um efeito no meu ciúme, na minha possessividade, na minha solidão ou até mesmo na minha auto-estima. Isso gera sofrimento psíquico!

Há uma ideia transformacional que nos pede para refletir sobre 3 frases:

O que eu sou começa agora!
O que eu fui começa agora!
O que eu serei começa agora!

A lógica é que expressamos o que somos no momento atual, então se quisermos mudar algo em nós mesmos o melhor momento para isso é o agora. O que seleciono lembrar de quem eu fui também é funcionamento do presente, logo se vou me prender ao sofrimento passado é uma escolha atual. E quem eu serei também começa pelas escolhas que tenho feito neste instante.

Então, selecionar as memórias e emoções do passado para alicerçar minhas mudanças futuras, bem como para avaliar o que fui e quero ser, são movimentos que acontecem neste momento enquanto você está lendo este texto.

Que nos tornemos exatamente aquilo que somos, pois já temos em nós todos os recursos necessários para passar por várias experiências na vida e absorvê-las com o olhar que escolhermos!

Forte abraço,
Adamo Brasil
Psicanalista e Hipnoterapeuta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Garota Dinamarquesa

Pequenas Felicidades - Resumo de Sorrisos

Sucesso! Por Adamo Brasil