Quem eu sou? Por Dennyson Teles

Fonte: Google

A busca para essa resposta remonta todo o processo de construção da nossa autoimagem e expectativas que recaem sobre mim. A forma como eu me vejo representa o que sou de fato, ou o que eu acredito ser ?

Em alguns casos particulares o clichê de que "você é o que você pensa que é" pode ser tornar verdadeiro. 

Por exemplo, um sujeito em momento difícil de vida pode ser cercado de pensamentos de incapacidade, culpa, ruína. Essa pessoa poderá se comportar de maneira a concretizar todas as expectativas negativas que o seu pensamento faz de si. 

Por outro lado, sujeitos com autoestima inflada podem se descrever como extremamente hábeis e competentes, e se comportar de forma em que o sucesso fantasiado pode chegar a se concretizar no plano real.

Alguns estados mórbidos com estados depressivos ou estados de mania aguda podem distorcer ou acentuar percepções que temos de nós mesmo. 

A depressão, polariza o nosso humor e emoções para baixo, fazendo com que nossas cognições (pensamentos) se tornem negativos "nada vai dar certo/ eu não presto pra nada/ seria melhor se um inútil como eu morresse logo".

Portanto, é importante entender que nossos pensamentos nem sempre representam o que somos de fato, podem nos fazer agir de forma proativa ou nos "enfiar cada ver mais no buraco".

Use o clichê "você é o que você pensa que é" a seu favor. 

Saúde mental é importante para todos.


Dennysson Teles, médico psiquiatra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Garota Dinamarquesa

Pequenas Felicidades - Resumo de Sorrisos

Sucesso! Por Adamo Brasil