Quem Sou X O que eu Faço!






Nossa estrutura mental é organizada em diferentes níveis de experiência, na qual nós aprendemos, nos comunicamos e nos relacionamos. 

É comum confundir esses diferentes níveis quando, por exemplo, comparamos “quem sou eu” (identidade) com “o que eu faço” (Comportamento). Essa confusão pode gerar uma série de problemas e mal entendidos. Você não é apenas o que você faz. Os seus comportamentos são manifestações muito limitadas de sua identidade. Você é muito mais rico e complexo do que apenas um comportamento seu. 

Pense por exemplo em uma pessoa que derruba sem querer um copo e diz: Sou desastrada! O que essa pessoa fez foi supervalorizar um comportamento. O fato de derrubar o copo não significa que ela seja desastrada, pois ela já pegou vários copos no decorrer de sua vida sem derrubá-los. 

O que você faz, pensa, diz ou sabe são apenas informações limitadas a respeito de Quem você É. Você é todo um universo de complexidade. Como resumir-se apenas em um comportamento?

Você não é o seu defeito. Todos têm inúmeras qualidades e defeitos e nenhum deles é suficiente para nos descrever. Somos o conjunto de tudo isso e muito mais. Um comportamento é muito pouco diante da imensidão que é Você. 

Julgar alguém, atribuindo-lhe um rótulo a partir de algo que ele faz também pode ser uma compreensão limitada. Uma ação desempenhada por alguém não nos oferece informações suficientes para conhecê-lo, embora geralmente julgamos mesmo assim. 

Separar o "comportamento" do "indivíduo" nos ajuda a ampliar nossa percepção. Quando você se perceber julgando a partir de um único comportamento, dizendo que é isso ou aquilo, comece a se questionar a respeito da validade dessa afirmação. Você pode, por exemplo, dizer: “Sou tímido em algumas situações, mas em outras sou extrovertido. Sou tudo isso e muito mais.” Ou “Eu agi com irresponsabilidade nessa situação específica, mas tem aquela outra situação em que eu sou responsável.”

Espero que esse texto seja útil para você!

Ícaro X.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Garota Dinamarquesa

Pequenas Felicidades - Resumo de Sorrisos

Sucesso! Por Adamo Brasil